sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Sofrimento do próximo

sofrimento


Nós espíritas, quando vemos o próximo sofrer por algo, logo nos apressamos a dizer, ele está passando por isso porque o pai permitiu, ele deve suportar a prova senão não é um espírita, não cai uma folha da arvore se Deus não quiser, etc.  Contudo, está não é a verdadeira forma de consolar alguém. Consolar é dar apoio. É apenas está lá quando a pessoa precisar. É não ficar com lições de moral para dor alheia. É se colocar no lugar do outro, mas sem hipocrisia. Como você reagiria ao ter uma doença séria como Câncer? Como você reagiria ao perder um ente querido ou um filho? Como você reagiria ao perder todos os seus bens por enchente, seca ou falta de dinheiro? Como você reagiria ao ver um ente querido viciado em drogas?  Caso você não tenha passado por nenhuma situação dessas, o máximo que pode saber é como você gostaria de reagir, mas nunca como você realmente reagiria.  Então, guarde os seus pré-julgamentos para si mesmo. Quando o assunto for consolar, não queira dar lição de moral sobre a dor do outro. Isso não é ser Cristão.
Consolar é estar presente, é ouvir, é tentar se colocar no lugar da pessoas, entender o quanto é difícil a situação que ele está passando,  rezar pela pessoa, pedir a Deus sustentação para pessoa,  abrir o evangelho e fazer uma leitura para esta pessoa, se ele quiser ouvir. As palavras de Deus consolam sim, mas sem interpretações, apenas a leitura. A dor de cada um é própria. Entender isso, é ser Cristão.
Deus não ama mais a você do que ao seu irmão, ama a todos de mesma forma. Por isso, as provas são iguais para todos ricos ou pobres, de crenças e culturas diferentes, todos nós podemos passar por fome, frio, doença, tragédias e sofrimentos diversos.  Ninguém está alheio de passar por sofrimentos. Isto vale para você, espírita, que quer seguir ao Pai, que quer ser um servidor de Cristo. Pense nisso, quando for consolar alguém. Tenho certeza que aí você irá se despir de pré julgamentos, agradecer a Cristo por estar na posição de poder ajudar alguém e deixar que Pai use você como instrumento de servir ao próximo. Estamos todos neste mundo para pagar dividas.  Reconheça que sem dúvida alguma a sua posição neste momento é mais confortável do que a do irmão. Você só poderá comprovar suas crenças quando as dificuldades baterem a sua porta. Aproveite para servir verdadeiramente hoje e peça a Deus sustentação para as provas do amanhã.
Sinsan


Nenhum comentário:

Postar um comentário